LANÇAMENTO DO LIVRO ADELAIDE CHIOZZO, NO LEBLON

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MÚSICA NA ESCOLA: um grande desafio a ser conquistado



A importância da Música na vida do homem consiste no fato dela ser uma reprodução do que ocorre espontaneamente na natureza. Temos na natureza diversos timbres, cada pássaro tem um som no seu canto, cada animal de diferentes espécies tem o seu próprio som, bem como, os sons emitidos pelo "ranger" das árvores, pelo sopro do vento e os diversos seres e elementos existentes no ambiente.
A melodia se encontra em cada canto dos pássaros e no zumbir do vento também. O ritmo é uma riqueza, porque está nos nossos passos, no ir e vir das ondas do mar, na alternância do dia e da noite, nas batidas do coração, no compasso de nossa respiração...
O mais complexo de se ouvir é a harmonia, mas ela também está presente na natureza quando ouvimos diversos sons ao mesmo tempo, são pássaros cantando juntos, grilos, cigarras, sons do vento e outros... quando estes sons se juntam num só "cantar", temos aí o princípio básico da harmonia.
É por essas e outras coisas que é tão importante, senão, fundamental que todos os seres humanos tenham experiências musicais desde cedo e em todo o decorrer da vida.
A Música é capaz de despertar, no ser humano, sentimentos muito profundos. Ela é capaz de "iluminar", de despertar, de inspirar e animar, revigorar...
Daí, ser tão relevante tentarmos implementar o Ensino de Música em toda a Educação Básica, no Brasil, como prevê a Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. A Lei existe na esfera federal, mas é preciso que os municípios se preparem para uma implementação adequada de acordo com a necessidade dos alunos, e diga-se de passagem os nossos alunos precisam é de experimentar a música, é preciso batucar, cantar, ouvir, tocar, dançar... É necessário experimentar primeiro todas as possibilidades da Música para depois teorizarmos, isto é, depois vem a História da Música, a vida dos compositores, as técnicas e a partitura.
A Música é uma arte e também uma ciência, mas, todos nós quando pensamos em Música, pensamos primeiramente naquilo que ela provoca em nós: a moção, a emoção, o prazer, a paixão... ninguém ouve música, a priori, pensando numa partitura ou na História da Música...
Daí, é preciso se vivenciar a Música, explorando tudo de bom que ela tem a nos oferecer.

Cândido Neto

SOBRE A TERCEIRA IDADE

"Só fica velho quem deixa de fazer coisas de criança e coisas de jovem. Fica velho quem deixa de brincar, quem deixa de sonhar, quem deixa de fantasiar, quem deixa de cantar, dançar, quem deixar de sorrir, quem deixa de amar."

Cândido Neto

terça-feira, 3 de abril de 2012

VII ENCONTRO DE SANFONEIROS DE TERESÓPOLIS - 2012

No SESC de Teresópolis, dias 18 e 19 de maio
Viva Gonzagão, o Rei do Baião
Centenário de Nascimento


Dia 18 (sexta)

- 18h no teatro: Palestra "A História do Acordeon no Brasil" com o pesquisador Leonardo Rugero e homenagem a cantora Carmélia Alves, Rainha do Baião.
Logo depois o show "Sanfonas da Serra" com Léo (Petrópolis),Cândido e Alex (Teresópolis), e Charles (Nova Friburgo).

- 21h no SESC Café: Grande Forró com os sanfoneiros Seu Zé Lopes, Seu Édson do Acordeon, Seu Timbira e Batista do Forró.

Dia 19 (sábado)

- 17h no teatro: Apresentação dos sanfoneiros da Região Serrana e estado do RJ, encontro de três gerações do acordeon e grande show com um dos maiores acordeonistas do Brasil, Toninho Ferragutti (São Paulo).

Acordeonistas com presenças confirmadas

De Teresópolis:

Alex Wey
Seu Timbira
Édson do Acordeon
Cândido Neto
Zé Lopes
Sônia Pries
Daniel Vieira

Outros Municípios:

Léo Rugero (Petrópolis)
Charles do Acordeon (Nova Friburgo)
Batista do Forró (São José do Vale do Rio Preto)
Geraldo Pereira (São José do Vale do Rio Preto)
Norma Nogueira (Rio de Janeiro)
André Gandra (São Fidélis)
Toninho Ferragutti (São Paulo)


Entrada Franca