LANÇAMENTO DO LIVRO ADELAIDE CHIOZZO, NO LEBLON

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis lança curso de acordeom com o professor Cândido Neto

Secretaria de Cultura de Teresópolis lança curso de acordeon
Secretaria de Cultura lança curso de acordeom
Inscrições estão abertas e podem ser feitas na Casa de Cultura

Teresópolis, 14 de março de 2014 - Lançado recentemente pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o curso de acordeon vem despertando grande interesse na Casa de Cultura Adolpho Bloch. A nova modalidade se soma aos 18 cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura e que atendem mais de 1.000 alunos anualmente. As aulas já começaram, mas ainda há vagas e as inscrições estão abertas.

A iniciativa partiu da parceria entre a Secretaria de Cultura e o professor e músico Cândido Neto, titular do curso. Conhecido por seu desempenho à frente do acordeon, Cândido foi o idealizador e é coordenador do Encontro de Sanfoneiros de Teresópolis. “É um sonho já antigo e que agora se concretiza, graças à sensibilidade do secretário Wanderley Peres. Já havíamos observado a procura por este tipo de curso. E, na cidade onde surgiu o Encontro de Sanfoneiros, nada mais justo do que um curso para formar novos acordeonistas”, comenta Cândido, que é professor de ciências e de música, além de especialista em Arte e Educação na área de Música na Escola.

Para os interessados no novo curso, as inscrições estão abertas e podem ser feitas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, de segunda a sexta, das 9h às 18h. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar uma foto 3 x 4; carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno – com fotocópia; carteira de identidade do responsável (no caso de menores) - com fotocópia; declaração escolar (no caso de adolescentes em idade escolar); e comprovante de residência. Podem participar pessoas de ambos os sexos, com idade mínima de 12 anos. E é ideal que o interessado já possua um acordeon.

O curso é destinado a iniciantes e as aulas são realizadas às segundas e sábados, com turmas entre 13h e 19h. Nas aulas, os alunos terão noções teóricas sobre música, conhecerão o instrumento acordeon como um todo e aprenderão inicialmente a tocar com partitura não convencional, criada especialmente pelo professor Cândido Neto para facilitar o aprendizado.

As agentes culturais Nara Zeitune e Andréa Sant’Anna estão entre os alunos matriculados e têm gostado das aulas. “Ganhei meu acordeon de herança e, a partir daí, resolvi aprender. Será ótimo, inclusive, para as minhas participações no Cultura de Raiz”, comenta Andréa, que é coordenadora do projeto e teve uma bisavó sanfoneira. “Como trabalho com cultura popular, será ótimo aprender a tocar acordeon. Além disso, é um instrumento que se basta, é independente. Será muito válido em meus projetos”, completa Nara.

“O curso de acordeon é destinado a todos aqueles que apreciam a beleza da cultura popular brasileira, e soma-se aos outros 18 cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura de forma gratuita, atendendo milhares de pessoas, com atividades saudáveis e diversificadas, contribuindo para a construção intelectual dos alunos”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Roberto Ferreira

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário